Chuviscos trazem alegria aos moradores do Distrito Federal
Após longos dias de seca aproximadamente 114, os moradores do Distrito Federal, mais especificamente Taguatinga, Ceilândia e Recanto das Emas ficaram surpresos com uma leve chuva sobre os seus tetos, nesta quinta feira a tarde, dia 15/08. Houve até comemoração nas redes sociais, por conta dos chuviscos que caíram, embora as gotas de chuva não tenham sido nem mesmo suficientes para molhar o chão ressecado dos últimos meses secos. Porém, o fato trouxe esperança a população, que conta os dias para a chegada das “verdadeiras chuvas”.
Sobre o assunto, o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia relata que a falta de chuva começou mais cedo no Distrito Federal no ano de 2024. Houveram algumas chuvas significativas nos primeiros quatro meses do ano, mas, no mês de maio, a seca retirou qualquer esperança sobre os indícios de maneira muito significativa.
Segundo o Inmet, “a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar, que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias”.
Por enquanto, não há previsão de chuvas de verdade no Distrito Federal, que segue em alerta amarelo devido à baixa umidade. As recomendações seguem as mesmas: beba bastante água e evite atividade física em áreas abertas das 10h às 16h.
Publicar comentário